Varejo online fatura R$ 254,4 bi em 2023

Varejo online fatura R$ 254,4 bi em 2023

O faturamento do e-commerce brasileiro alcançou a marca de R$ 254,4 bilhões em 2023, o que representou crescimento de apenas 0,7% em relação ao ano anterior, quando o setor registrou queda de 2,2% ante 2021. Os dados são da 49.ª edição da pesquisa Webshoppers, da NielsenIQ Ebit.

Em 2023, o número de compradores no e-commerce permaneceu praticamente estável: 108,4 milhões de brasileiros, 0,5% menos em relação a 2022. Destacaram-se no ano as vendas brutas de produtos da cesta de alimentos, que aumentaram 26,2%. Apesar de uma queda de 15,2% no número de pedidos, houve um aumento de 48,7% no faturamento, indicando uma possível inclusão de produtos de maior valor.

O segmento de bebidas, porém, registrou queda de 4,9% no faturamento bruto, apesar de alta de 4% em pedidos, com perda de 8,5% no tíquete médio.

“O crescimento das categorias FMCG (Bens de Consumo de Rápido Movimento, na sigla em inglês) reflete uma mudança significativa no comportamento do consumidor, com ênfase crescente em compras de abastecimento e reposição. Os consumidores estão cada vez mais recorrendo ao e-commerce para atender às suas necessidades cotidianas, e isso está impulsionando o crescimento dessas categorias no ambiente online”, diz Luiz F. Davison, gestor da NielsenIQ Ebit.

FONTE: https://digital.estadao.com.br/o-estado-de-s-paulo/20240405/page/28/textview