Melhorar clima e oportunidades pode ajudar a reter funcionário

Melhorar clima e oportunidades pode ajudar a reter funcionário

Alta rotatividade que ocorre em várias empresas pode ser evitada com melhores condições de trabalho e aprendizado

Um problema que atinge muitas empresas é a retenção de funcionários. São diferentes razões: desde dificuldade de pagar salários competitivos até falta de incentivo para crescimento dentro da companhia.

Apesar disso, algumas ações tomadas pelos empreendedores podem ajudar a evitar que a evasão de funcionários seja uma dificuldade recorrente para os negócios.

Em linhas gerais, apostar em pontos como bom clima organizacional, oportunidade de aprendizagem e contratação mais criteriosa ajuda a reter talentos.

Vitor Moura, consultor de negócios e gestor financeiro para pequenas e médias empresas, destaca que existem quatro pontos analisados pelos funcionários no momento de decidir permanecer ou deixar uma empresa. São eles: salário, crescimento na empresa, aprendizagem e clima organizacional. “No caso da pequena empresa, é difícil competir com as grandes companhias por salários e crescimento dentro da organização”, explica Moura.

Ele destaca que empresas maiores têm recursos financeiros para pagar salários mais atrativos e fisgar talentos de concorrentes. Além disso, possuem o que ele chama de “escadinha corporativa”, que permite que os funcionários possam se desenvolver e, com o tempo, galgar melhores posições na hierarquia da companhia. Nesse sentido, apostar em pontos como bom clima organizacional, oportunidade de aprendizagem e contratação mais criteriosa ajuda a reter talentos.

APRENDIZADO. Oferecer opções de aprendizado e um bom clima organizacional podem ser diferenciais para as pequenas empresas atraírem e reterem talentos.

Ter espaço e tempo para permitir que os funcionários aprendam durante a jornada de trabalho é algo muito valorizado, especialmente pelos mais jovens, e não requer investimento alto de dinheiro ou tempo, quando bem executado.

Além disso, um bom clima organizacional também diz mais respeito à compreensão de limites e preocupação com o bem-estar dos funcionários do que a altos gastos.

“Preocupar-se com os funcionários, ter bons equipamentos e atenção com colaboradores que atrapalham o grupo são alguns exemplos”, explica Moura.

CONTRATAR BEM. Além de ter ações para que os funcionários permaneçam na companhia, é fundamental que a empresa tenha cuidado ao analisar os candidatos quando estiver preenchendo vagas em aberto.

Os custos que envolvem a contratação de novos profissionais, além do tempo reservado para treinamento, podem ser problemas relevantes para as pequenas empresas. Por isso, tomar cuidado e analisar bem os perfis é fundamental. Além disso, Moura destaca ainda a importância que o treinamento de empregados tem para o bom desempenho em suas funções.

“O problema não é você treinar e o colaborador sair da empresa, mas, sim, você não treiná-lo e ele permanecer”, afirma o consultor de negócios. Ele faz menção ao argumento comum de que gastar muito tempo com treinamento pode ser um desperdício de tempo e recursos em um cenário de alta rotatividade de funcionários. •

“No caso da pequena empresa, é difícil competir com as grandes por salários e crescimento dentro da organização”

“O problema não é você treinar e o colaborador sair da empresa, mas, sim, você não treiná-lo e ele permanecer” Vitor Moura Consultor

FONTE: https://digital.estadao.com.br/search?query=Melhorar%20clima&newspapers=2025&hideSimilar=1&type=3&state=4