Crise pesa menos para fabricantes de automóveis de menor porte

Crise pesa menos para fabricantes de automóveis de menor porte

Para as dez menores montadoras, com participação de mercado abaixo de 1%, queda nas vendas ficou em 32%

A pandemia foi um pouco menos cruel para empresas de pequeno porte do que para grandes montadoras que produzem para o mercado de massa. Para as dez maiores fabricantes de automóveis, as vendas até agosto caíram 36% ante 2019. Para as dez menores, com participação de mercado abaixo de 1%, a queda ficou em 32%. Nenhuma tem funcionários em lay-off, embora algumas, como a PSA Peugeot Citroën, operem com jornada e salários reduzidos em 20%.

BMW, do segmento de luxo – que caiu ainda menos, 17% no período -, diz que as vendas estão próximas às de 2019. A produção deve chegar a 8 mil unidades, ante 7,7 mil no ano passado. “Logo no início da pandemia lançamos uma série de projetos digitais, como o canal de vendas dentro do Instagram e do Facebook e teve grande aceitação”, diz Aksel Krieger, presidente da BMW. A marca vai completar 25 lançamentos este ano, entre os quais modelos híbridos e elétricos que já venderam 491 unidades, ante 300 em 2019.

Das três maiores fabricantes, só a Fiat opera com quadro normal de funcionários e não tem plano de abrir PDV. A picape Strada, líder de vendas em setembro, tem fila de espera de até 60 dias. “A capacidade de produção da nova Strada dobrou desde o lançamento, em junho, para 12 mil unidades ao mês, mas os pedidos passam de 15 mil”, diz o diretor Herlander Zola.

FONTE: https://www.terra.com.br/noticias/coronavirus/crise-pesa-menos-para-fabricantes-de-automoveis-de-menor-porte,94babb77d7fcf969b73b12f14f2834c9og5c1ou6.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *