Média geral do Brasil no ranking de competitividade cresce, mas resultado não tira país do penúltimo lugar
Brasil registra redução de burocracias pelo segundo ano seguido
O Brasil é o penúltimo colocado no ranking geral do Competitividade Brasil 2019-2020, entre 18 economias selecionadas, à frente apenas da Argentina. O Chile e o México, outros dois casos de países latino-americanos, ocupam a 8ª e a 12ª posição, respectivamente. A Coreia do Sul é a economia mais competitiva.
Em 2019, o Brasil reduziu, pelo segundo ano consecutivo, burocracias para a abertura de empresa e flexibilizou as relações de trabalho, melhorando o ambiente de negócios, entre outros avanços. Os ganhos, no entanto, não foram suficientes para o país subir no ranking geral. Isso ocorre, pois os países à frente do Brasil também avançam e a distância do Brasil em relação a esses países ainda é significativa.
Conheça os resultados do Brasil e de cada um dos 17 países selecionados em nove fatores determinantes da competitividade: Ambiente macroeconômico, Ambiente de negócios, Educação, Estrutura produtiva, escala e concorrência, Financiamento, Infraestrutura e Logística, Tecnologia e Inovação, Trabalho e Tributação, em www.cni.com.br/competbrasil .