Crescem dificuldades na obtenção de insumos e matérias-primas

Crescem dificuldades na obtenção de insumos e matérias-primas

A dificuldade para atender a demanda se intensificou na Indústria brasileira entre outubro e novembro. Os estoques iniciaram novembro ainda baixos e a dificuldade de se conseguir insumos e matérias-primas aumentou. Esse problema desorganiza as cadeias de produção e repercute em quase toda a Indústria. O percentual de empresas da Indústria de Transformação ou Extrativa com dificuldade para atender seus clientes aumentou de 44% para 54%, entre outubro e novembro.

Como a Indústria brasileira vende cerca de metade de sua produção para a própria Indústria, o problema se espalha por toda a cadeia de produção. A empresa que tem dificuldade de adquirir insumos ou matérias-primas tem limitações para aumentar sua produção e desse modo não consegue atender a demanda por seus produtos. A situação rebate na próxima empresa da cadeia produtiva até chegar ao consumidor.

A consequência é uma maior dificuldade de se manter o ritmo de crescimento da atividade, dado a dificuldade de se aumentar a produção. Ademais, a falta de insumos e/ou matérias-primas resulta em  aumento dos preços desses produtos e,  consequentemente, dos custos de produção. O aumento dos custos nas cadeias de produção repercute nos preços dos bens de consumo, pressionando a inflação.

O relatório com a análise completa e dados setoriais podem ser acessados em  www.cni.com.br/sondespecial.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *