Segunda edição do Panorama da Pequena Indústria mostra que pequenas empresas estão percebendo melhora na economia

Segunda edição do Panorama da Pequena Indústria mostra que pequenas empresas estão percebendo melhora na economia

O desempenho da indústria de pequeno porte manteve o ritmo de recuperação no final de 2019. Ao longo de todo o 4º trimestre, o Índice de Desempenho manteve-se acima da média histórica e dos mesmos meses de 2018. 

A situação financeira da pequena indústria voltou a melhorar no último trimestre de 2019. O Índice de Situação Financeira mostra continuidade da trajetória de melhora iniciada no terceiro trimestre, após estabilidade no segundo. 

A demanda interna insuficiente voltou a perder importância no ranking de principais problemas enfrentados pelas pequenas empresas, no caso da indústria de transformação e da construção. A queda da assinalação de demanda insuficiente é um sinal que as pequenas empresas desses segmentos industriais estão percebendo aquecimento da economia brasileira – o que já se reflete na melhora do índice de desempenho dessas empresas. 

O Índice de Perspectivas e a confiança dos empresários da pequena indústria iniciaram 2020 em alta, mantendo tendência positiva dos meses anteriores.

SOBRE A PESQUISA – O Panorama da Pequena Indústria, novo boletim da CNI faz, trimestralmente, a análise dos dados da pequena indústria levantados com a Sondagem Industrial, Sondagem da Construção e o Índice de Confiança do Empresário Industrial. Todos os meses, as pesquisas ouvem mais de 900 empresários de empresas de pequeno porte. O Panorama da Pequena Indústria do quarto trimestre de 2019 faz a análise da pequena indústria entre outubro e dezembro de 2019 e traz as expectativas de janeiro de 2020. A próxima edição será divulgada no início de maio, com a análise do 1º trimestre de 2020.

Acesse o relatório completo em www.cni.com.br/ppi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *