Seco Tools adota metas ambiciosas de reciclagem

Seco Tools adota metas ambiciosas de reciclagem

(11/04/2021) – O tungstênio, principal matéria-prima para a produção de ferramentas de metal duro, é um material escasso. Estima-se que as reservas hoje conhecidas estarão extintas em cerca de 100 anos. De outro lado, tecnologias já desenvolvidas conseguem recuperar até 99% dos componentes das ferramentas de metal duro. Dentro deste contexto, a Seco Tools está adotando, globalmente, ações para ampliar o volume de compra de metal duro usado e sua posterior reciclagem.

“A reciclagem desempenhará um papel fundamental para atingir a meta ambiciosa da Seco Tools de alcançar o patamar de 90% em economia circular até 2030, com várias alterações nos processos e modelos de negócios”, informa a empresa em comunicado de imprensa.

“É uma meta desafiadora, mas muito importante para a nossa empresa e nossos negócios”, afirma Ted Forslund, coordenador de Sustentabilidade e Auditoria da Seco Tools. “Já contamos com processos de reciclagem muito bons. Estamos criando uma boa parceria com nossos clientes para que eles entendam o valor de recomprarmos as ferramentas usadas, de modo a criar uma reutilização (círculo fechado), onde nada será desperdiçado.”

Atualmente, como se sabe a Seco Tools, assim como vários de seus concorrentes, compram de seus clientes ferramentas de metal duro usadas, com o objetivo de reciclá-las, reutilizando os materiais resultantes do processo na produção de novas ferramentas. Porém, apenas uma parcela dos clientes mostra disposição para vender às empresas suas ferramentas usadas.

“Se aumentarmos esse tipo de negócio, aumentando a compra de ferramentas usadas, conseguindo fazer com que os clientes compreendam as vantagens dessa ação, estaremos reduzindo o impacto ambiental, uma vez que não precisaremos utilizar metais novos. É uma relação ganha-ganha em muitos sentidos”, acrescenta Forslund.

De acordo com o especialista, existe uma consciência ambiental crescente no mundo e tanto clientes quanto fornecedores estão ansiosos por novas iniciativas. “A repercussão junto aos clientes tem-se mostrado muito positiva até agora”, diz.

Em sua opinião, os clientes não têm dúvidas de que as ferramentas produzidas pela Seco Tools usando materiais reciclados são de excelente padrão, sem qualquer perda de qualidade na comparação com o uso de material virgem. “Além disso, criou-se um mercado para a venda de ferramentas que chegaram ao fim da vida útil, o que é positivo para os clientes. Trata-se de colocar isso em nossas relações de negócios de forma positiva”, explica.

A filial brasileira tem participado dos esforços de aumento da compra de ferramentas usadas dos clientes no mercado nacional. Ao longo dos últimos 10 anos a Seco Tools do Brasil tem encaminhado toneladas de ferramentas usadas em metal duro para a matriz, na Suécia. De acordo com Mário Chile, gestor da Área Ambiental, Saúde, Segurança e Qualidade da Seco Tools do Brasil, esse serviço é oferecido aos clientes, através da negociação da compra realizada pela área de Vendas. “A Seco fornece as embalagens apropriadas para armazenamento correto do material usado no cliente e realiza a coleta a partir de 100 kg, sem qualquer custo para o cliente, ou seja, o frete é por conta da Seco”, informa. “Cria-se assim a oportunidade da correta destinação para reciclagem deste tipo de resíduo, reduzindo o impacto ambiental na extração de material virgem na natureza”.

Ciclo de vida dos produtos – Forslund lembra que a reciclagem é um aspecto muito importante na economia circular, porém é a última coisa a ser feita – antes é preciso seguir os conceitos de ‘reduzir, reparar e reutilizar’. “Temos de olhar para todos os aspectos”, diz, apontando entre eles o ciclo de vida dos produtos fabricados pela empresa. “Como podemos projetá-los para que durem mais e possam ser reciclados quando atingirem o fim de suas vidas operacionais? Como podemos produzi-los usando energias renováveis e cadeias de fornecimento sustentáveis? A essência da economia circular está em preservar o valor que já criamos”, afirma.

A reciclagem ajuda a minimizar o desperdício, mas está longe de ser a única maneira de se atingir esse objetivo. Existe uma vasta gama de áreas que podem ser analisadas com vistas a impedir a “fuga” de recursos valiosos: logística da cadeia de entrega, triagem, armazenamento, gestão de riscos, geração de energia, e até mesmo biologia molecular e química de polímeros. “Sistemas de coleta e tratamento de melhor qualidade, com boa relação custo-benefício e segmentação eficaz de produtos no fim da vida operacional, permitirão que a Seco Tools ofereça suporte ao projeto de economia circular”, destaca.

Um dos principais problemas para lidar com problemas relacionados ao meio ambiente e às mudanças climáticas é a dimensão da tarefa, mas Ted Forslund acredita que a meta da Seco Tools de alcançar 90% de circularidade deste material até 2030 é possível. “É essencial trabalhar com nossos fornecedores e clientes para enfrentar este desafio global. Se o fizermos, poderemos criar mais valor com menos desperdício, dentro de um espaço operacional seguro para o nosso planeta – novamente, é uma situação de ganho mútuo”, conclui.

Fonte: http://www.usinagem-brasil.com.br/16070-seco-tools-adota-metas-ambiciosas-de-reciclagem/pa-1/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *