Produção industrial cresce menos que o esperado em fevereiro, em +0,2%

Produção industrial cresce menos que o esperado em fevereiro, em +0,2%

São Paulo – A produção industrial brasileira voltou a subir em fevereiro, após ter interrompido no mês anterior quatro altas consecutivas, ao avançar 0,2% em relação a janeiro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado ficou abaixo da previsão, de +0,6%, conforme mediana das estimativas coletadas pelo Termômetro CMA.

Já na comparação anual, a produção industrial brasileira cresceu 2,8%, no décimo resultado positivo consecutivo, mas no menor aumento desde setembro do ano passado (+2,6%). O resultado nesse confronto também ficou abaixo da estimativa de alta de 3,8%, ainda conforme o Termômetro CMA. Com isso, a indústria nacional acumula altas de 4,3% no ano e de 3,0% nos últimos 12 meses, até fevereiro.

Em base mensal, 14 das 26 atividades pesquisadas apresentaram variações positivas na produção. Entre os destaques, do lado da alta, estão perfumaria, sabões, produtos de limpeza e higiene pessoal (+4,4%) e bebidas (+1,8%); do
lado da baixa, merecem atenção indústrias extrativas (-5,2%) e produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-8,1%).

Ainda na comparação com janeiro, houve queda em duas das quatro grandes categorias econômicas – bens intermediários (-0,7%) e bens de consumo semi e não duráveis (-0,6%) – ao passo que as outras duas registraram alta: bens de consumo duráveis (+1,7%) e bens de capital (+0,1%). Já na comparação anual, houve alta em 18 dos 26 ramos de atividade pesquisados, com crescimento em todas as quatro categorias econômicas.

Entre os destaques no confronto entre fevereiro deste ano e igual mês do ano passado, estão veículos, reboques e carrocerias (+16,8%). Na outra ponta, merece atenção a queda na produção de indústrias extrativas (-5,5%). Nas categorias econômicas, bens de consumo duráveis (15,6%) e bens de capital (7,8%) assinalaram os maiores avanços, em base anual, seguidos por bens de consumo semi e não-duráveis (1,6%) e bens intermediários (1,5%).

Edição: Eliane Leite (e.leite@cma.com.br)

FONTE: http://www.agenciacma.com.br/producao-industrial-cresce-menos-que-o-esperado-em-fevereiro-em-02/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *