Mesmo após dois meses de recuperação, indústria não recuperou queda de abril

Mesmo após dois meses de recuperação, indústria não recuperou queda de abril

Faturamento real, horas trabalhadas na produção e utilização da capacidade instalada aumentaram pelo segundo mês consecutivo.

O faturamento real da indústria cresceu 9,3% em junho, considerando a série dessazonalizada, e as horas trabalhadas na produção cresceram 6,8%. No entanto, o crescimento da atividade em maio e junho não foi suficiente para reverter a queda acumulada dos dois meses anteriores. O faturamento real encontra-se 10% abaixo do registrado em fevereiro e as horas trabalhadas caíram 10,5% na mesma base de comparação.

A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) aumentou 1,8 ponto percentual em junho, após alta de 3,3 p.p. em maio. Apesar do aumento dos dois últimos meses, a ociosidade segue elevada: a UCI encontra-se em 72%, 6,7 p.p. abaixo do patamar registrado em fevereiro, antes da pandemia.

Diferentemente de maio, em junho o emprego mostrou recuperação, ainda que tímida. O emprego cresceu 0,2% frente a maio, interrompendo sequência de quatro quedas consecutivas. A massa salarial e rendimento médio, por sua vez, aumentaram significantemente. Essas altas de junho podem ser explicadas pelo fim de acordos de suspensão do contrato de trabalho e/ou redução de jornada e de salários.

Acesse o relatório completo, com a análise das outras variáveis, e as planilhas com os resultados setoriais, clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *