Apresentação

O processo normalizador é vital para a economia, tanto para a produção de consumo interno quanto para aquela destinada à exportação.

Sem a normalização não é possível obter a qualidade nos procedimentos repetitivos que lastreiam as atividades econômicas, as trocas comerciais e em particular a produção.

A competição internacional em bases tecnológicas, cenário que se apresenta ao nosso comércio exterior, exige que nossos empresários procurem informações objetivas sobre a implantação de Sistemas de Qualidade e utilização de Normas Técnicas para melhoria dos níveis de produtividade, que assegurem sua competitividade e permanente presença nos mercados exteriores.

Com a necessidade manifestada pela indústria e por consumidores em desenvolver normas técnicas brasileiras para o Setor de Ferramentas Manuais, Abrasivas e de Usinagem, a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas criou em 2008, o ABNT/CB-060 – Comitê Brasileiro de Ferramentas Manuais, Abrasivas e de Usinagem, com sede na ABFA/SINAFER – Associação Brasileira da Indústria de Ferramentas e Abrasivos/Sindicato da Indústria de Artefatos de Ferro, Metais e Ferramentas em Geral no Estado de São Paulo.

O ABNT/CB-060 – Comitê Brasileiro de Ferramentas Manuais, Abrasivas e de Usinagem tem papel fundamental no processo de modernização deste país.